Google+ Luz para os povos sudoeste, igreja em celulas Quem são seus amigos? ~ Luz para os Povos Ministério Apostolico-Sudoeste

domingo, 25 de agosto de 2013

Quem são seus amigos?



Texto: 2 Samuel 13:1-29

Sempre que o assunto e amizade onde envolve sentimentos e afinidade é muito difícil obedecer a Deus pois como a bíblia diz à amigos mais chegado que irmãos (provérbios 18:24), e como tudo na vida de um cristão os valores e princípios que Jesus nos ensina não pode ficar fora de nenhuma área da nossa vida as nossas amizades precisa passar pelo crivo da palavra pois se Amnom tivesse escolhido seus amigos a luz da palavra sua historia seria outra vamos estudar os erros desse personagem para que não venhamos comete-los pois nossas escolhas e que vai determinar se teremos vida e vida com abundancia ou se teremos morte.


Vejamos então os erros que Amnom cometeu 

Vs.3 Ele tinha um amigo astuto (Comportamento de quem pratica a maldade, especialmente, enganando outras pessoas).

Vs.4Ele contou um problema  extremamente grave para pessoa errada

Vs.5Aceitou um conselho de alguém que não temia a Deus

Vs.6Enganou seu pai 

Vs.11 ao 14 Feriu alguém só para saciar seus caprichos.

O engraçado nisso tudo e que aparentemente nada aconteceu com Amnom pois no texto só diz que Davi enfureceu-se e nada mais, mais Abslão fomentava uma sede de vingança muito grande contra Amnom e isso tem acontecido todos os dias dentro das igreja de pessoas que tem amigos errados e recebem orientações deles simplesmente pelo fato de gostar daquela pessoa e ter afinidade com ela. Satanás usa desse artifícios o tempo todo para enganar os filhos de Deus e destrui-los.

Precisamos escolher bem nosso amigos pois são pessoas que nos influenciam a todo o tempo, para que não tenhamos o fim de Amnom que pagou com a própria vida pelo erro que cometeu.

Dentro deste contexto gostaria de deixar algumas perguntas para que venhamos refletir.

Quem são seus melhores amigos? Pois não gasta muito fermento para levedar a massa (1 coríntios 5:6)

Você tem amizades com pessoas mais velhas e mais maduras que você? 

Você sabia que nossas amizades fala muito de quem nos somos? 

Sua amizades te aproximam ou te afastam de Deus?

As coisas que fazem juntos alegram ou entristecem o coração de Deus?

Não faça o que Amnom fez pois teve a oportunidade de falar com seu pai e não falou e esse pai aqui pode ser seu pai ou mãe natural ou seu pai celestial que conhece suas fraquezas e que pode te ajudar a não pecar contra Ele.

Pois a um ditado que diz “Me diga com quem andas e eu te direi quem és”  algumas pessoas acham que essa frase é um versículos bíblico mais não  só que existe versículos que nos ensina esse principio com outras palavras. Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33; Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição. Provérbios 13:20; Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores Salmos 1:1

Cuidado com as amizades que só fala o que você quer ouvir que apenas te dá tapinhas nas costas e nunca tem um palavra de exortação pois quem ama corrige e os verdadeiros amigos sempre que te ver em perigo vai aconselha-lo. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos. Provérbios 27:6

O ser humano se relaciona por afinidade por isso se você tem percebido que seus amigos estão entristecendo a Deus não procure mudar seus amigos ainda que possa tentar faze-lo aconselhando a luz da palavra, mas  procure mudar a si mesmo pois a partir do momento em que você começar a fazer o que Jesus instrui  os falsos amigos por si vão se afastar de  você.

E é com muita tristeza que falo isso que muitas dessas pessoas estão dentro da igreja pois até dentro dela precisamos tomar cuidado não é porque uma pessoa frequenta a igreja e já decorou todo o dicionário crentês que você deve ser amigo dela pois nem todo que diz Senhor Senhor herdará o reinos dos céus, e também não confunda o fato de não ter amizade profunda com tratar mal as pessoas não é isso que estou falando precisamos ser como Jesus que sabia lidar com cada tipo de pessoa e conseguia ter níveis de relacionamento com elas.

A Minha oração e que os jovens tenham amizades saudáveis que vem aproximá-los de Deus pois só assim cresceremos e cumpriremos os propósitos de Deus.

Por: Luis Cláudio de Oliveira

Luz para os Povos Ministério Apostólico-Sudeoste

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More