Google+ Luz para os povos sudoeste, igreja em celulas Como Encontrar a Pessoa Certa Pt 1 ~ Luz para os Povos Ministério Apostolico-Sudoeste

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como Encontrar a Pessoa Certa Pt 1








Texto base:Gn 24:1-67
 
Todo ser humano tem a necessidade de se aliançar a uma pessoa não importa o sexo, idade, classe social, pois à uma palavra liberada da boca do Senhor sobre o homem e a mulher Gênesis 2:24 “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”. e por mais que muitos dizem da boca para fora que já não querem mais ter um relacionamento serio e duradouro por causa de algum relacionamento que não deu certo o seu intimo esta louco para ter uma pessoa para amar e ser amada.


E muitos nessa corrida do ouro para encontrar a pessoa certa acabam tomando decisões precipitadas e esquecem que há um Deus que quer nos abençoar em tudo inclusive no casamento pois a pessoa com quem vamos nos casar e a primeira maior decisão depois de entregar a vida a Cristo que um indivíduo pode tomar e nessa loucura para sair do estado civil de solteiro temos visto muitos casamentos arruinados, muitos divórcios inclusive no meio cristão.

A verdade e que o jovem cristão sofre muito no que tange a relacionamentos pois entregaram a sua vida a Jesus mais ainda não entregou sua vida sentimental e são mundanos quando vão escolher seus conjugues a verdade e que muitos saíram do mundo mas o mundo ainda não saiu dele. E  como  a biblia diz o meu povo sofre por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus (Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29; O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento Oséias 4:6) a verdade e que muitos escolhem com base no seus critério

Mas podemos acreditar sim no casamento  dos sonhos e nesse estudo vamos aprender “como encontrar a pessoa certa” a luz da palavra.

No texto entre o versos1 e 3 de genesis 24 percebe-se que quem viu que o filho precisava de uma esposa não foi o Isaac foi o pai que nesse texto  aponta para Deus então enquanto o pai (Deus) não ver que o filho ( eu/você) esta pronto para casar pois, a pessoas certa para nossa vida e aquela que irá nos levar para mais perto de Deus numa vida de consagração, santidade e ser cada vez mais usado por por Deus, vem do próprio Deus “Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor”. Provérbios 19:14

Ele não vai enviar a pessoa certa visto que o filho que esta orando e pedindo a pessoa certa ainda não esta pronto pois o seu período de espera em Deus pela pessoa certa esta sendo apenas cronológico e não busca crescer e amadurecer em Deus ai meu querido muitos vão esperar a vida toda e não vão ter o casamento que Deus quer nos dar e então passamos anos e anos ouvindo pregações sobre o ungido que Deus que nos dar e ele nunca vem o que gera muitas frustrações em nós e muitas vezes não percebemos o quanto a falha esta em nós.

Outra ordem que é dada ao servo (Espírito Santo) no verso 4 e que busca-se  uma esposa(o) entre sua parentela ou seja não busque casamento fora do arraial cristão e hoje e o que mais acontece, de pessoas que envolve com pessoas que não são crentes se envolvendo em um julgo desigual muitas moças e rapazes se envolvendo em namoro  evangelísticos pensando que a pessoa ira se converter e assim viverão feliz, pode ate acontecer mas isso e exceção e não regra para cada um que da certo pela misericórdia de Deus existem centenas que dão errado namoro não é lugar de evangelizar pois esta cheio de lobos disfarçados de ovelhas principalmente entre os homens pois o homem e capaz de tudo  ate mesmo fingir um conversão para conquistar uma mulher.

Isso me lembra de uma história que aconteceu dentro da minha igreja entre um casal de jovens a menina tinha aceitado Jesus a pouco tempo, e estava crescendo na fé quando apareceu um jovem rapaz ele começou indo nos cultos da nação jovem e eu comei a acompanha-lo dentro da igreja e logo percebi que seu alvo não era Cristo mas sim a menina, mais ele continuou procurando crescer dentro da igreja frequentava minha célula passou pelo encontro batizou e sempre se mantinha próximo da menina, e por ser uma jovem mãe solteira era necessário tomar  certos cuidados e sempre via ele quando terminava o culto ele dava carona para ela e na maioria das vezes eles ficavam sozinho foi quando falei sobre isso com ele e foi quando ele começou ali a demonstrar seu interesse por ela e me perguntou se havia algum problema se ele tivesse interesse por ela? Eu respondi que ficaria muito feliz que desse certo mais as coisas deveriam ser feitas da maneira certa e o fato dos dois ficarem sozinhos mesmo em uma simples carona não era bom que pelo menos tivesse uma terceira pessoa pois como diz um ditado a ocasião faz o ladrão. E logo depois ela foi alertada desse interesse por ela e ela não correspondeu não fui muito tempo ele saiu da igreja, e logo depois disso ela também começou a namorar com uma pessoa de outra igreja e logo saiu da nossa igreja também e como ela não tinha estrutura em Deus para suportar as guerras que ela tinha gerou muitos problemas de saúde e esse relacionamento dela também não durou a última noticia que tive e que ela estava tomando remédios forte por causa desses problemas ou seja satanás consegui arrancar duas pessoas da igreja e fora das asas do Senhor somos presas fáceis.

 E o que mais acontece são homens depois de viver muitos anos de devassidão vem para dentro da igreja procurar uma esposa e depois que consegue enganar a moça e se casar com ela nunca mais pões os pés na igreja e nem que saber da coisas do Senhor é por isso que devemos buscar a Deus em oração pois o homem pode enganar o homem mais jamais enganará a Deus poderia dar meus próprios testemunhos pois nem sempre fui cristão já fui um desses lobos disfarçados de ovelha que ia nas igrejas atrás das meninas e uma frase que sempre estava na minha boca “as mulheres que estavam no meu circulo de convívio não serviam pra se casar comigo e que minha esposa estava na igreja” e olha que não havia a menor chance de me tornar cristão pois estava afundado na vida de pecado.

Hoje quando vejo na minha igreja muitas meninas se afastando de Deus por causa de namoro isso entristece muito meu coração pois já vi vários casos  de jovens que teve sua vidas destroçadas por fazerem más escolhas pois, anda  tão fácil namorar conforme o padrões do mundo e com o assédio para namorar cada vez mais jovem, segurar essa barra e não se contaminar é muito difícil somente com a ajuda do Espírito Santo nosso amigo para conseguirmos suportar todas as pressões.

Hoje com o advento das redes sociais e sites de relacionamento vemos muitos anúncios que dizem “comece a namorar em cinco minutos” os relacionamento tem começado e terminado na velocidade da luz deixando as pessoas cada vez mais frustrada e cada vez menos querendo um relacionamento sólido partindo cada vez mais para o ficar e amaziar pervertendo cada vez mais uma coisa tão linda e maravilhosa criada por Deus que é o casamento.

No versículo 7b o pai disse para o servo que iria um anjo na frente dele para que ele trouxesse uma mulher para seu filho ou seja o servo que nesse texto aponta para o Espírito Santo estará sempre a nossa frente (se nós permitirmos) nos direcionando a pessoa certa como minha pastora diz “Deus não vai materializar a pessoa na sua frente mais vai te dar todas as dicas para que façamos uma boa escolha” por isso precisamos conhecer a palavra para ter critérios a luz dela para fazermos uma escolha acertada.

No versículo 12 também observamos outro elemento importante quando estamos buscando a pessoa certa que é a oração aqui no texto o servo buscou a Deus em oração pois sabia que poderia tomar decisões erradas e melhor de tudo nessa oração continha uma parte importante pediu a Deus sinais que realmente o levasse a ver que aquela pessoa era quem o Senhor tinha escolhido para Isaac pois essa e a atitude de  quem quer realmente escolher a pessoa em Deus. O curioso que muitas vezes nem temos um vida de oração ou seja intimidade com  Deus e quando o assunto é orar para namorar a pessoa certa Deus fala tão rápido ate parece que Deus entrega seus oráculos a qualquer um, muitas vezes as pessoas nem sabem discernir a voz de Deus por não ter intimidade não sabe nem quando Deus esta falando e sempre que que colocava alguém na presença de Deus em relação ao namoro Deus sempre abençoa tantos quantos nós apresentamos ué se o primeiro que nós levamos Deus nos confirmou que era ele o ungido e os outros seguinte também eram afinal Deus não sabe o que quer da vida para nós! a verdade e que a voz que muitas vezes nós temos ouvido e da nossa vontade pois se nos gostamos criamos um tempo de oração por nossa conta só pra constar que tivemos um período de oração nesse tempo de oração eu nunca vi a pessoas que foi colocada em oração não ser a pessoa certa precisamos abrir nossos olhos pois essas escolhas  quem vai colher o fruto delas será nos mesmos.

Quando realmente estamos prontos em Deus para tomar decisões tão sérias como com quem vou me casar Deus responde nossa oração rapidinho como foi o caso de Issac podemos ver isso no verso 15 o problema é como eu disse na palavra anterior anterior a maioria das pessoas não estão preparadas para o casamento  o tempo de espera em Deus pela pessoa esta sendo feita de forma errada e no verso 19 vemos o sinal que foi pedido se concretizando pois começava ali Deus coroar a missão do servo com êxito e logo em seguida o servo começou a checar se a moça realmente vinha do povo Deus e ali as porta foram se abrindo para que tudo desse certo e assim também é conosco Deus não mudou e todos esses cuidados Dele para conosco e para que sejamos felizes e venhamos gozar de um casamento de baixo da sua direção pois sem Jesus agindo nos nossos relacionamentos não viveremos o melhor D’Ele pois Ele não só quer participar da escolha do no nosso conjugue ele  também que participar em tudo em todas as etapas da nossa vida conjugal tudo que Deus faz e para gloria D’Ele e para que isso aconteça Ele nos capacita para que nossos relacionamentos reflita a gloria de Deus. Romanos 11:36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Vemos também um principio valioso no verso 21 onde o servo observava atentamente a pessoa para ver se ela (Rebeca) tinha um comportamento digno de um serva do Senhor  e nós não podemos ser diferentes precisamos analisar a pessoa pretendida quem ela é como filho , estudante, se ela trabalha como essa pessoa trata pai e mãe como ela é dentro da igreja se ela é fiel submissa, humilde, serva, responsável fiel nos dízimos e ofertas  não podemos fazer vista grossa em nada pois afinal estamos escolhendo a pessoa que irá passar o resto da vida do nosso lado.

Quer conhecer um pessoa de verdade que ela realmente é coloque essa pessoa para esperar pois esperar por algo ou alguém e a maior prova de fé e amor que alguém pode dar e se a pessoa realmente te ama ela espera o tempo que for ate estar pronta pra assumir um relacionamento.  1 corintios 13:7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”

Mas ai você me diz não existe pessoa perfeita eu digo eu concordo com você por isso precisamos ser um no Senhor pois nele somos perfeitos e o fato de escolher a pessoas certa não quer dizer que não teremos problemas conjugais mais se formos maduros em Deus ele nos dará tudo que precisamos para que esse casamento não se desfaça por que sem e Ele nada podemos fazer. Por isso glorifico a Deus por ter um exemplo de um casamento que já dura mais de 25 anos que são os meus pastores pois, nos dias de hoje o que vemos na maioria dos casos são casamentos que não duram nada por falta de sabedoria. Eu tive a felicidade de ser convidado para participar das bodas de prata dos meus pastores foi um momento muito especial para min pois vi ali que em Deus e possível sim ser feliz no casamento o sorriso vindo do rosto da minha pastora demonstrava que ela foi e é feliz no casamento e no rosto do meu pastor dizia a mesma coisa aquele momento marcou minha vida por isso espero no Senhor pois sei que ele é fiel  e que minha amada chegará.

No vero 36 temos outro principio o servo ali contou a origem de Isaac precisamos conhecer a pessoa antes de se casar. A palavra namoro não existe na bíblia essa palavra “namoro”, vem do Latin “farelamore”, significa “fazer amor”, o que já diz tudo o que acontece quando as pessoas decidem “namorar”. Portanto o “namoro” é coisa para os CASADOS a palavra namoro pode ate ser usado pelos cristãos mas, com outra conotação sendo apenas um período de conhecimento como amigos sem se tocar para que não aja defraldação por parte dos dois, se não houver uma confirmação da vontade de Deus para essa união. 

Esse período em algumas igrejas ao invés de se chamar namoro chama-se corte, é importante termos esse período  para conhecer o futuro conjugue pois namoro não é casamento noivado não é casamento mas uma vez casados diante de Deus e até que a morte os separe por isso esses namoros/casamento na velocidade da luz pode ser um perigo pois se leva um tempo para se conhecer uma pessoa  converso muito com meu pastor sobre casamento e ele sempre me instruí que um período de namoro sadio é de um a dois anos dependendo do casal pois, o cristão não pode namorar muitos anos afinal de contas não somos anjos e passamos por muitas tentações e namorar tempo de demais e dar brecha para  satanás.

No verso 50 vemos a confirmação pois aqui vemos o pai de Rebeca confirmando que essa união veio do Senhor e não podia dizer nada e isso e muito importante ter a bênção dos pais e dos seu lideres pois Deus usa essas pessoas para nos tirar de uma fria e não é isso que sempre acontece na maioria das vezes as pessoas não querem nem saber se esta sendo aprovado ou não  muitas vezes com um coração rebelde e se o seu relacionamento esta sendo desaprovado por alguém que é boca de Deus na sua vida melhor você orar e pedir para Deus fazer a obra no coração dessas pessoas principalmente se for pai e mãe e se a desaprovação for algo que vem do coração deles e não de Deus pois isso pode acontecer pois o coração do homem e enganoso Deus fará uma obra no coração dessas pessoas mas se não for e melhor deixar esse relacionamento de lado.

No verso 57 vemos outro principio eles perguntaram  se ela queria ir com ele e ela aceitou aprendemos aqui que é importante a pessoa querer pois hoje acontece muito dentro da igreja das pessoas querem arrumar casamentos entre os solteiros sem eles não terem interesse um pelo outro o que gera muito constrangimento e feridas as vezes.

E no versículo 59 vemos o propósito de Deus para essa união pois tudo que Deus faz tem propósitos e Deus libera a palavra profética através daquelas pessoas e assim é conosco também Deus quer fazer algo grandioso através no nosso casamento espero que nós venhamos confiar em Deus e esperar Nele pois só assim o propósito de Deus se concretizara em nossas vidas pois tenho vistos muitos ministérios sendo abortados pelo fato da pessoas se casarem com a pessoa errada.

Outro ponto que não podemos ignorar que esta no verso 63 e que Isaac tinha uma vida de oração uma homem consagrado que buscava a Deus e esse é uma parte que realmente não podemos ignorar principalmente por parte do homem, não que a mulher não deva ter uma vida de oração e comunhão com Deus mais o homem é o sacerdote da casa  e dele que vem a direção para a família  e muitas mulheres estão tendo que assumir esse papel pois a maioria dos homens não tem chamado para si essa responsabilidade então meninas já que Deus  levantou o homem como o cabeça da casa tome muito cuidado com quem você esta se relacionando pois depois de casados a ultima palavra dentro da casa será a dele ou pelo menos deveria ser e como a bíblia diz que um abismo atrai  outro muitas mulheres tem  se casado como homens que tem deixado a desejar em suas obrigações como pai, marido e sacerdote, e por isso estão tendo que assumir o papel do homem e o espírito de jezabel tem entrado em muitos lares e deturpado o papel de homem e mulher dentro da casa gerando muitas consequências.


No verso 64 notamos uma qualidade que hoje tem faltado em muitas mulheres a descrição mulheres, homens não gosta de mulheres atiradas querem ser realmente notadas seja discreta pois a muito mais charme em uma mulher assim e isso eu posso dizer sem qualquer sombra de dúvida o homem nunca vai olhar para uma mulher atirada e ter  vontade se quer de conhece-la quanto mais casar e constituir uma família note que no texto Rebeca cobriu-se com o véu.

E no desfecho dessa linda história de amor notamos uma ultima situação que foi protagonizada por Isaac notamos que quem de aproximou-se de Rebeca foi ele e não o contrário meu Deus como isso tem acabado nos dias de hoje pois mulheres estão faltando pouco pular em cima dos homens mulheres se valorizem  homens não gosta de mulheres indiscretas imagina  mulheres dadas, as vezes sem o menor pudor esse negócio de ficar mandando bilhetinho para homem  não é algo que vem do Senhor esse papel de cortejar é do homem e meninas para o homem notar você não precisa de muita coisa basta uma olhar diferente uma mexida do cabelo se você esta interessado por alguém e não quer passar por oferecida à alguns sinais corporais que pode te ajudar e se o rapaz tiver interessado ele vai te agradecer muito pois muitas vezes nós homens só estamos esperando um sinal para aproximar-se de vocês.

 Talvez venhamos perguntar o que Jesus entende  de casamento ele nunca se casou eu digo, você esta enganado ela ainda não se casou pois ele espera pela sua noiva que somos nós e se nós que vemos toda essa situação de maneira superficial (pois o casamento entre o homem e a mulher aponta para o casamento entre a Jesus e a igreja) achamos que esta difícil casar imagina quando Cristo olha para sua noiva e Ele sabe todos os nossos pensamento e conhece o nosso coração imagina como ele se sente vendo tudo isso Ele deve dizer o que a maioria de nós dizemos não tem homem/mulher para casar pois se nós com nossos valores não achamos a pessoa certa imagina Jesus com seus valores eternos.

Por: Luis Cláudio

Igreja luz para os povos- Sudoeste






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More